segunda-feira, 5 de julho de 2010

Primavera verão 2011/Ronaldo Fraga


Quem me conhece sabe: Tenho pânico de todos que acham que a moda de Minas se resume a Ronaldo Fraga.
Em um último trabalho na faculdade, tive oportunidade de criticar a última apresentação dele na SPFW, e expus minha humilde opinião sem me importar com quem acha que estilistas são Deuses que não podem ser contrariados, e sei que falo por várias outras pessoas.


Este ano o estilista Ronaldo Fraga se inspirou em Mario de Andrade para compor sua coleção de verão 2011 e teve como base de pesquisa "O Turista Aprendiz", um diário do escritor em viagem que fez pela Amazônia até o Peru.

Como principal diferenciação em suas peças, Ronaldo usou a extraordinária mão de obra de costureiras e bordadeiras da cidade de Passira no Agreste Pernambucano.

As bordadeiras fizeram um trabalho minucioso e extremamente bem elaborado em rendas e bordados usando pontos cheios, crivos, matames, pontos sombras e dando formas em criações normalmente com cara de Ronaldo, em peças já conhecidamente conceituais e futuristas, que iam de batas a vestidos curtinhos feitos sobre base de tule.

Onde a mão de Ronaldo acertou nessa coleção? Nas cores doces e pastéis que não poderiam deixar de acompanhar o trabalho a mão das bordadeiras, nos vestidos curtos e rodados, no xadrez de cores discretas para os homens, no uso de babados para moldurar as rendas e bordados de altíssimo bom gosto.

Onde a mão de Fraga errou nessa coleção? Onde sempre peca, nas peças com cara de show business, no futurismo que não combina com o resgate da cultura rendeira, em peças que serviram de quadro para um belo trabalho artesanal, mas que não agradaram ninguém além da sua limitada clientela.

Ronaldo poderia ser mais realista ao dar forma às suas boas idéias, poderia dar chance de uso das suas criações, mas ao contrário disso parece que faz roupas para exposição em uma galeria de arte moderna.

Vê-se nas roupas apresentada um bom gosto em materiais (linho, seda, bases de algodão e jacquards imitando renda), mas formas que escolhem corpos para vestir.

O que vimos na coleção de Ronaldo Fraga verão 2011? Um belo trabalho em conjunto do estilista com rendeiras pernambucanas, cores casadas perfeitamente com o trabalho artesanal e mais uma vez, várias roupas conceituais que ficarão na memória do desfile em vez de em nossos guarda-roupas.

Nenhum comentário: